O ritmo de transformação dos negócios tem acelerado cada vez mais a partir de novas tecnologias, comportamentos e modelos de negócio. Nesse contexto, a inovação no mundo dos negócios deixa de ser opção e se torna necessidade para garantir a sustentabilidade da organização.
Líderes e equipes de áreas de negócio e suporte, até então responsáveis pela qualidade dos processos e operações, agora têm o desafio de usar a inovação como ferramenta para trazer novas soluções aderentes a esses novos contextos. Mas por que a inovação é a resposta para tantos problemas? Ao longo dos nossos mais de 20 anos de história, discutimos essa pergunta diversas vezes com os nossos clientes. A seguir, compartilhamos com você alguns motivos.
Fique por aqui e confira esta leitura!
Inovação para otimização do negócio
Diversas tecnologias digitais e modelos de gestão ágeis permitem ganhos significativos de eficiência e produtividade nas organizações. Contudo, os desafios de eficiência nas empresas podem ser variados e, por vezes, complexos, de forma que as soluções não podem ser generalizadas. É necessário ter uma visão clara do problema e suas condições de contorno, para então se iniciar a busca pelas soluções.
Na indústria, por exemplo, aumentar a produtividade sem colocar em risco a saúde e a segurança do time é uma questão essencial. Isso se torna um direcionamento para a busca de soluções dentro e fora da organização. Essa linha de trabalho já é realidade em diversas indústrias, que exploram ferramentas de Inteligência Artificial, equipamentos de Internet das Coisas e sistemas digitais para otimizar processos, reduzir riscos e tornar o ambiente de trabalho mais seguro, de forma simultânea. Na essência, isso é inovar: gerar valor a partir de execução de novas ideias, independente da tecnologia que se utilize.
Inovação para diferenciação do negócio
Outro valor que a inovação pode entrar para os negócios das organizações é a o suporte na diferenciação do produto no mercado, objetivo comum em áreas de marketing e vendas. Nesse sentido, utilizar técnicas de design e inovação para entender em profundidade dores e necessidades de clientes e usuários permite identificar oportunidades relevantes de diferenciação via novas propostas de valor. Essas oportunidades geradas podem ser exploradas pela empresa apenas com competências internas ou pode exigir parcerias com outras organizações.
No caso de parcerias e conexões com outras empresas, a inovação contribui com um arsenal de métodos e ferramentas para garantir o relacionamento com o ecossistema de forma rápida e leve, evitando processos convencionais morosos de parcerias, comuns em grandes organizações. Tudo isso, claro, evitando riscos jurídicos e de imagem para a organização.
Inovação para diversificação do negócio
É comum vermos cada vez mais organizações entrando em novos mercados para além do seu negócio principal. São vários os motivos para isso: por um lado, é comum que as melhores projeções de crescimento dos negócios atuais não supram a ambição de crescimento da organização; por outro, as barreiras de entrada em outros setores estão cada vez menores, de forma que novas oportunidades têm atraído organizações a irem além das suas fronteiras.
Onde entra a inovação nesse jogo?
Em primeiro lugar, esforços de inovação ajudam a enxergar, identificar e caracterizar essas oportunidades, de forma a colocar essas novas opções estratégicas “na mesa” da liderança das organizações.
Além disso, em geral essas oportunidades envolvem um nível alto de incerteza, fazendo com que os métodos ágeis de testes e experimentações do mundo da inovação sejam a opção ideal de modelo de execução dessas oportunidades, mitigando eventuais falhas e aumentando a chance de sucesso devido ao alto poder de adaptabilidade.
Inovação para transformação das pessoas
Pessoas e cultura continuam sendo o principal ativo das organizações e desafios relacionados a esse tema estão em geral no topo das prioridades da liderança.
Desafios de atração e retenção, mudança cultural e atualização das competências dos colaboradores são desafios frente ao contexto de rápidas mudanças no mercado de trabalho e das novas gerações com hábitos completamente diferentes.
Ter iniciativas de inovação para sensibilizar as pessoas para mudanças no modelo mental e atualização das competências tem sido práticas relevantes observadas nas organizações mais inovadoras no Brasil.
Inovação para sustentabilidade e ESG
Além disso, diversas empresas também estão de olho em melhorar sua imagem quando o assunto é sustentabilidade e responsabilidade social (ESG). Nesse caso, a inovação pode ajudar a encontrar soluções sustentáveis que não só atendem às expectativas do público e objetivo do negócio a curto prazo, mas também aumentam o valor da marca a longo prazo.
Concluindo: a inovação é o caminho para vencer os desafios nas áreas!
Seja no aumento da produtividade, na diferenciação de produtos ou na retenção de talentos, ou em outro desafio que a sua área está trabalhando, explorar a inovação como motor de mudança tem sido o caminho de organizações que buscam crescimento e transformação.
A Inventta tem feito isso há 20 anos com as organizações mais inovadoras do Brasil e América Latina. Atuamos como parceiros dos nossos clientes e suportamos desde a estratégia até a execução, colocando a mão na massa e entregando valor tangível para a organização.
Vamos conversar sobre os desafios da sua área? Clique aqui para falar com os especialistas da Inventta!
Nos vemos no próximo post.