Programa de Intraempreendedorismo: promovendo a cultura de inovação na sua empresa.

Diversas organizações enfrentam dificuldades em fazer a inovação acontecer de forma concreta, entregando valor ao negócio. No entanto, nossa interação com grandes empresas que passaram por essa jornada nos permite identificar os principais obstáculos. Programas de Intraempreendedorismo ou Programa de Inovação têm se consolidado como formas eficazes de se fomentar a inovação dentro das organizações. Além disso, empresas inovadoras em geral possuem programas de inovação acoplados ao dia a dia da operação. Isso permite que as equipes concentrem parte de seus esforços para a inovação de forma estruturada e efetiva.

 

Programas de inovação têm se consolidado como formas eficazes de se fomentar a inovação dentro das organizações. Além disso, empresas inovadoras em geral possuem programas de inovação acoplados ao dia a dia da operação. Isso permite que as equipes concentrem parte de seus esforços para a inovação de forma estruturada e efetiva.

 

Empresas que já trilharam o Programa de Inovação com a Inventta

 

 

Benefícios à organização 

 

Para empresas que querem promover a inovação como uma competência-chave do seu negócio, a implementação de Programas de Inovação traz diversos benefícios: 

 

Em termos dos ganhos culturais, a jornada metodológica do Programa da Inventta permite que as pessoas despertem novos olhares e comportamentos. Isso ocorre a partir da exposição a discussões práticas de negócio, conduzindo à mudança da organização.

 

Abordagem Inventta 

 

O Programa de Inovação da Inventta é estruturado em 2 trilhas: 

 

 

 

Nossas trilhas de Programa de Intraempreendedorismo possuem um método estruturado e validado: 

Com o nosso software de Gestão da Inovação, é possível gerenciar diferentes tipos de projetos e horizontes de inovação. A Inventta possui multicompetências e capacidades essenciais para o desenho e execução de programas de inovação de forma eficiente e assertiva: 

 

Case Programa de Intraempreendedorismo na Aurora Bem Leve 

 

Em nossa jornada com a Aurora, um dos desafios estratégicos trabalhados estava atrelado à criação de um novo modelo de negócio. Nesse sentido, buscávamos a resposta para a grande pergunta norteadora: Como podemos inserir a Aurora no mundo dos alimentos saudáveis, de modo a agregar ainda mais valor à imagem da marca no mercado e aos olhos dos consumidores?

O programa de intraempreendedorismo começou por meio de uma trilha de capacitação em Design Thinking. Inicialmente, envolvendo etapas de mergulho profundo no problema, realizamos pesquisas para levantamento de dores e necessidades dos clientes. Em seguida, ocorreu um momento de ideação para despertar a criatividade, surgindo o conceito da “Aurora Bem Leve”. 

A proposta contemplava a criação de marmitas saudáveis ultracongeladas para consumidores que buscavam uma alimentação balanceada, saborosa e prática. Após a fase de aceleração da ideia para garantir o fit produto-mercado, entramos na etapa de validação. Afinal, ainda existia o questionamento: Será que os consumidores que já consomem produtos da Aurora aumentarão sua percepção de valor balanceada, saborosa e prática sobre a marca?

 

 

 

Para a realização do MVP, foi selecionada uma rede de supermercado parceira e executamos uma campanha de divulgação em ponto de venda físico e no e-commerce.

 

 

 

 

Resultados nas alturas

 

Posteriormente, os resultados superaram as expectativas: foram 395 unidades vendidas em cerca de um mês, o equivalente a uma média diária de 12 unidades. Confirmado ainda mais o sucesso do MVP, havia clientes interessados na recompra do produto e pedidos de reposição de estoque.

Com base nesses resultados, foi possível definir os próximos passos para a expansão do produto no mercado, com projeções de mais de 14 milhões de lucro por ano estando presente em 1000 PDVs.

A liderança aprovou o projeto Aurora Bem Leve, e hoje ele faz parte do portfólio da marca, conquistando cada vez mais o mercado. Adicionalmente, recebemos feedback do nosso trabalho. O diretor de Marketing da Aurora, Ricardo Chueire, afirma: “Foi um formato realmente ágil de se testar o produto no mercado. 

Saiba mais sobre a Aurora Bem Leve: https://www.auroraalimentos.com.br/aurorabemleve/  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Para conhecer mais sobre a Inventta, nossos trabalhos e metodologias, entre em contato conosco.