Diagnóstico de Maturidade da Gestão da Inovação

Diagnóstico de Maturidade da Gestão da Inovação 

 

O grau de maturidade da gestão da inovação é um termômetro importante. Ele mostra onde é possível aprofundar para a inovação ser uma realidade na sua companhia e revela, ainda, onde você está acertando, o que pode evoluir e quais são os próximos passos que sua empresa deve trilhar. 

Nesse sentido, a Inventta Consultoria, com mais de 20 anos de experiência no segmento de inovação, possui em seu portfólio um diagnóstico completo, claro e objetivo. 

Portanto, nas linhas a seguir, você conhecerá o Diagnóstico de Maturidade da Gestão da Inovação da Inventta. Além disso, o conteúdo mostra para quais empresas esse produto é especialmente recomendado e por que essa avaliação é realmente necessária. 

Entenda melhor nas linhas a seguir! 

 

Desafios para as empresas que desejam inovar 

Em suma, existem cinco desafios típicos para as organizações que buscam estabelecer a inovação como competência-chave de seus negócios: 

Em síntese, poucas empresas têm uma visão global sobre como a inovação está acontecendo em seus negócios, e muitas ainda têm dúvidas sobre como inovar. 

Elas querem saber quais são as opiniões de seus colaboradores sobre a gestão da inovação para entender quais são os pontos fracos e fortes. 

Elas buscam entender, primordialmente, o que precisam mudar em seus processos para isso se tornar uma realidade e quais são, acima de tudo, os programas de inovação que realmente estão funcionando. 

Mas, muitas delas não sabem ainda por onde começar! Esse é um desafio comum para a maioria das corporações. 

 

 

 

 

Por que realizar um diagnóstico do grau de maturidade da gestão da inovação? 

 

Mas, depois de entender os desafios das empresas que desejam inovar, surge o questionamento: afinal, por que é importante saber o grau de maturidade da gestão da inovação da minha empresa? 

De forma geral, para empresas que querem promover a inovação como uma competência-chave do seu negócio, o entendimento do grau de maturidade do seu modelo de gestão traz diversos benefícios: 

 

Mãos à obra! 

 

Agora que você já compreendeu a importância de saber o grau de maturidade da gestão da inovação da sua empresa, apresentamos o método Inventta de fazer acontecer. 

A nossa metodologia, em suma, tem como objetivo identificar as alavancas de melhoria do processo de gestão da inovação. Para isso, avaliamos a companhia por meio de três aspectos: 

  • Maturidade do modelo de gestão 
  • Diversidade dos esforços 
  • DNA de inovação 

Como a Inventta faz isso está nos próximos tópicos! 

 

 

 

Questionário 

 

Primeiramente, os profissionais da Inventta aplicam um formulário que visa identificar, de forma quantitativa, os quatro pilares da Gestão da Inovação: 

 

Nessa primeira etapa, coletamos os dados com os colaboradores participantes. Dentre as perguntas, estão questionamentos como: 

  • Principais desafios 
  • Objetivos relacionados ao esforço de inovação 
  • Quais iniciativas funcionam dentro do negócio 

Além disso, realizamos conversas com as lideranças e com profissionais que são peças-chave para o negócio. Obtemos dados qualitativos e entendemos, então, a visão deles. Referimo-nos a camadas que vão desde o CEO da empresa até os líderes de áreas. 

 

 

Empresas que já fizeram o Diagnóstico de Inovação da Inventta:

 

 

Focus Group 

 

Em paralelo com a etapa de questionários, entra a parte de Focus Group. Nesse momento, reunimos profissionais dos níveis gerenciais e de coordenação e os dividimos em três grupos focais. 

Então, colocamos em discussão temas mais profundos. Por exemplo, qual é a abertura para inovação daquela empresa, como funciona a estrutura hierárquica na inovação, as burocracias para inovar, dentre outros. 

Promovemos uma discussão sobre esse perfil de assunto. Nesse momento, portanto, os profissionais da Inventta já avançaram significativamente no diagnóstico de Maturidade da Gestão da Inovação da empresa. 

Qual é o grau de maturidade da Gestão da Inovação em sua empresa? 

Aproveite que você está lendo esse conteúdo e entre em contato conosco para encontrar essa resposta! 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Para conhecer mais sobre a Inventta, nossos trabalhos e metodologias, entre em contato conosco.