Vamos abordar esse espaço de intersecção entre Inovação + ESG, pautados por esse contexto atual da Evolução da Sustentabilidade para ganhar o reconhecido alcance e visibilidade da Agenda ESG que temos acompanhado. Propondo um impacto positivo no Mundo, a agenda ESG – acelerada pelo contexto das crises climáticas vem impulsionando investimentos que aproximam todo o Ecossistema e a sua cadeia de valor compartilhada para atacar grandes desafios, que devido a complexidade nenhum player encararia isolado. Quer ver os dados e números que levantamos?
Onde queremos chegar com a Sustentabilidade?
Com esse olhar para a evolução, embasados pelo contexto dos Estágios de Sustentabilidade propostos pelo Green Swans (J. Elkington, 2020), destacamos o estágio de Growth onde a Inovação está a serviço do crescimento do impacto positivo da Sustentabilidade e para geração de retorno tangível para o negócio:
Futuro do ESG se constrói agora:
Nem todos estão convencidos sobre esse “momento da virada” que estamos observando com a agenda ESG, mas já foi apontado pela Techistential.ai no contexto do estudo de Futuros Disruptivos (Roger Spitz – Techistential.ai / @disrupt_future), que a Sustentabilidade está consolidada em seu estágio de maturidade e agora passa a ganhar escala de adoção, com os players pioneiros bem posicionados e impulsionando esse grande movimento que será um jogo de escala global.
A Gestão e os novos Modelos de Negócio serão Antifrágeis e Inovadores por natureza:
Reforçando esses argumentos, outra pauta relevante é a de Sustentabilidade dos Negócios, e como fomos colocados a prova durante a pandemia, o conceito de “Negócios antifrágeis” se destacam por sua resiliência e protagonismo. Mas o destaque fica também com a Inovação e com a postura das empresas de valorizar seus Ativos Intangíveis no centro do processo de gestão do negócio, e utilizando seus recursos para constantemente se reinventar e se abrindo para a criação, pensando e propondo inclusive novos modelos de negócios para si.
Visão da Jornada em ESG com a Inventta:
Para construirmos juntos um futuro Sustentável, a Inventta aborda o ESG como uma Jornada e acreditamos que a Inovabilidade será a catalizadora de ações e projetos que produzirão impacto real para organização e para o Mundo, nessas 3 Frentes:
– Transformação com as Pessoas no centro
– Impacto Positivo no Mundo (Parcerias Ganha-Ganha-Ganha)
– Aceleração de Projetos que geram Valor Real
(para as Organizações e diretamente com e para os seus Stakeholders)
Buscamos engajar as pessoas e juntos acelerar projetos de impacto com metodologias de inovação, para produzir resultado real, mensurável e no formato de parcerias ganha-ganha-ganha.
Construção da nossa abordagem em ESG para a Inventta:
Buscamos mergulhar no contexto e avaliar diferentes cases e abordagens atuais no Mercado. Nosso foco foi sobre “como podemos… exploramos a Eco-inovação”, como uma frente puxada pelas GreenTechs e movimentos já consolidados em P&D, só que embarcando um contexto de Ecossistemas nessa nossa releitura. Outra frente, em que buscamos ser pioneiros está construindo a jornada da Inovabilidade, onde algumas organizações já identificaram a sinergia entre áreas, projetos e iniciativas de Inovação & Sustentabilidade.
Quer construir sua Jornada em ESG com o nosso Time?
Deixamos aqui mais sobre o nosso Portfólio de cases reais de Sustentabilidade e ESG que a Inventta ajudou a construir.
Referências:
Green Swans (John Elkington, 2020)
Corporate Sustainability in the Exponential Era (Nicholas Haan, Ph.D.)
Techistential.ai / @disrupt_futures (Roger Spitz, 2020 -Copyright ©2020 Techistential)