Se todos são a favor da inovação, por que ela não acontece?

Author picture

Compartilhar:

Que todos são a favor da inovação, não há dúvidas. Qual executivo ousaria se manifestar abertamente contra a inovação dentro de sua organização, sobretudo em tempos de drásticas mudanças, como estamos vivendo agora? Se ninguém se opõe à inovação, por que ela por vezes não acontece?

Mesmo com todos a favor, a inovação enfrenta diversos entraves dentro das organizações que impedem o seu nascimento, desenvolvimento e entrega de valor. Ao longo dos 16 anos de mercado da Inventta e dos mais de 300 grandes projetos executados, temos vivenciado de perto os grandes desafios que impedem a inovação. Destaco abaixo os 5 principais:

 

Por que a inovação por vezes não acontece?


DESAFIO #1: Falta de direcionamento

As organizações tendem a apegar-se a sua origem ao invés de buscar o seu destino, seu posicionamento no futuro. É comum presenciarmos discussões de estratégia de negócio entre líderes que tentam enxergar o futuro através de uma projeção linear com base no passado-presente. Quando a empresa vai bem, surge uma confiança inabalável no presente, no formato “em time que se ganha não se mexe”. Quando vai mal, surge um desejo de se voltar aos “anos de ouro”.

É importante que as organizações tenham uma visão de futuro compartilhada pela liderança para garantir a sustentabilidade de seus negócios e explorar novas oportunidades adjacentes. Essa visão de futuro deve direcionar as atividades de inovação, no sentido de estimular a geração de ideias aderentes aos cenários visualizados.

Quando o esforço inovativo não é direcionado, o futuro da organização está em risco, pois geralmente ou o esforço não resulta em nada, ou resulta em algo que não responde aos seus principais desafios estratégicos. E claro, o porquê de a inovação muitas vezes não acontecer!

 

DESAFIO #2: É importante, mas não é urgente

Em pesquisa da Fundação Dom Cabral, a maioria dos CEO’s de empresas instaladas no Brasil concordam que inovação é estrategicamente importante para seus negócios. Mas confessam que quando problemas operacionais acontecem, essa agenda é postergada.

Exemplos desse tipo de comportamento organizacional não faltam, sendo ainda poucas as empresas que possuem a prática de inovação como uma atividade cotidiana e relacionada com os processos de negócio da empresa.

A inovação como um processo de negócio é um dos principais fatores de sucesso das empresas atualmente. Basta olharmos para as startups mais inovadoras do mundo: elas em geral não possuem “área de inovação”; a inovação já nasce presente em todos os processos do negócio, espalhada e fortemente atuante no dia-a-dia da empresa. E isso muda tudo.

 

DESAFIO #3: Busca por uma receita genérica

Diversas organizações procuram a Inventta constantemente e nos perguntam qual é a receita para fazer a inovação funcionar. Embora existam algumas boas práticas que se aplicam a praticamente todas as organizações, não há modelo único para a inovação. E a tentativa de simplesmente copiar modelos sem uma avaliação crítica e ajuste ao contexto da organização em geral não é bem-sucedida.

Diferentes estratégias de negócio pedem diferentes modelos de inovação. Diferentes culturas organizacionais pedem também diferentes modelos de organização. Não há atalhos nessa jornada: em geral, empresas que possuem bons modelos de inovação não escaparam do exercício de olhar para dentro e entender quais as premissas para o melhor modelo de inovação para seu contexto.

Esse exercício não precisa e não deve ser lento. Pelo contrário, há diversas formas ágeis de se encontrar um bom modelo de inovação, com testes sucessivos para se chegar a um bom nível de entrega de resultado ao negócio em um período de tempo relativamente curto. Mas esse exercício precisa acontecer.

 

DESAFIO #4: Falta de ritmo

É comum vermos as iniciativas de inovação “patinarem” dentro das empresas. Competição com o dia-a-dia do negócio e falta de métodos apropriados ao esforço inovativo são as principais causas que levam a esse ritmo insuficiente da inovação para entregar o valor esperado ao negócio.

Não é possível superar a competição e garantir a satisfação de clientes e consumidores com hábitos e necessidades em constante mudança apenas mantendo um mesmo ritmo de sempre. É preciso fazer com que toda a organização se mova mais rápido que o “vento contrário” à inovação.

A inovação precisa criar redundâncias para não correr o risco de perder as batalhas internas do dia-a-dia das organizações. Enquanto uma empresa está comercializando seu produto, outra empresa está preocupada em torná-lo obsoleto.

 

DESAFIO #5: Cultura e Engajamento
O último e muito importante por que a inovação não acontece

Inovação é sobre pessoas. Percebemos o peso das pessoas por trás das grandes transformações, não apenas das inovações executadas por executivos renomados das maiores empresas do mundo, mas também dos heróis da inovação que encontramos em toda a jornada da Inventta e que não contam com holofotes sobre os resultados fantásticos que alcançaram.

A inovação, por vezes não acontece, porque exige uma transformação organizacional que a inclua no centro da organização. Toda transformação organizacional implica em uma transformação cultural, que por sua vez implica em transformação pessoal.

Se as pessoas dentro da organização não transformarem seus modelos mentais para incluir a inovação no centro do negócio, dificilmente essa organização terá sucesso em sua jornada de inovação.

É preciso criar um ambiente propício e fértil para nutrir novas ideias e conceitos, com times motivados e engajados em questionar ortodoxias para viabilizar o novo. O “advogado do diabo” que enfraquece novas ideias com os famosos “isso não dá certo” e “já fizemos e não funcionou” deve ser abolido da parte criativa dos esforços de inovação. Isso não significa que dentro do processo não se deva ter etapas de foco e convergência; pelo contrário, elas são essenciais, mas no momento certo.

 

Embora os desafios sejam grandes, cada vez mais pessoas se juntam à jornada de inovação das empresas. Esses “loucos” são os responsáveis por fazerem suas respectivas empresas correrem “contra o vento” e encontrarem sucesso em um mundo tão instável como o que estamos vivendo agora. Desafios existem para serem superados! E aí, você concorda com os porquês pelos quais a inovação muitas vezes não acontece?

Quais desafios você já enfrentou na tentativa de fazer a inovação acontecer dentro da sua organização? Compartilha com a gente nos comentários para expandirmos os aprendizados.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Para conhecer mais sobre a Inventta, nossos trabalhos e metodologias, entre em contato conosco.