O que você precisa saber sobre inovação corporativa  

Imagem do Autor

Compartilhar:

A inovação corporativa é realmente essencial para garantir a sustentabilidade dos negócios e isso já não é uma grande novidade para todos nós. No entanto, existe um universo a se aprofundar sobre essa temática e exatamente esse contexto nos inspirou a criar este artigo para você.

Batemos um papo com João Wood, Analista de Projetos em Inovação na Inventta, e ele compartilhou com a gente informações essenciais sobre esse tema. Segundo o profissional, a inovação corporativa, em suma, permite que as corporações, que tradicionalmente focam na eficiência, tragam para dentro de casa um DNA inovador. Dessa forma, essas organizações podem se adaptar às transformações do mercado e manter sua relevância. “Sem inovação, as empresas se tornam reféns do passado e perdem competitividade”, ressalta Wood.

Você concorda com essa afirmação? Então, continue nesta leitura!

 

 

Benefícios e importância da inovação corporativa

 

A inovação corporativa desempenha um papel fundamental na sustentação dos negócios. Antes de tudo, ela garante que a empresa continue operando de forma eficiente, sem perder de vista o futuro. Além disso, evita que o negócio fique obsoleto diante de novas tecnologias, mudanças no comportamento do consumidor e a entrada de startups no setor.

Conforme destaca João Wood, empresas que ignoram a inovação correm um risco considerável: essa ausência pode colocar um prazo de validade em seus negócios.

 

 

E sem inovação corporativa… como as empresas ficam?

 

Vamos direto ao ponto: as empresas enfrentam diversos desafios. Em primeiro lugar, há a perda de timing. Isso acontece porque o mercado está em constante mudança, e a área de inovação é responsável por monitorar tendências, concorrentes e oportunidades. Caso não haja uma estrutura para isso, a empresa pode perder espaço rapidamente.

Outro grande problema está relacionado à atração de talentos. Atualmente, os profissionais buscam desafios constantes e evitam ambientes onde prevalece a monotonia. Sendo assim, empresas que não investem em inovação acabam perdendo a capacidade de atrair e reter talentos qualificados. “As novas gerações querem empresas que inovam. Caso contrário, procuram oportunidades em outros lugares”, alerta Wood.

Além disso, sem inovação, as empresas deixam de aproveitar oportunidades de melhoria contínua. Ou seja, não observam os movimentos do mercado, não aprendem com a concorrência e se tornam menos eficientes. “Ficar fechado no próprio modelo de negócio é um erro que pode custar caro”, reforça Wood.

 

 

Tipos de inovação corporativa

 

A inovação corporativa pode ser dividida em três grandes blocos:

Cada um desses tipos de inovação traz impactos diretos nos resultados empresariais. Portanto, escolher a abordagem correta faz toda a diferença.

Para saber mais sobre os tipos de inovação corporativa, clique aqui.

 

 

Como implementar a inovação corporativa

 

Wood comenta que um excelente caminho para as empresas colocarem em prática a inovação corporativa é a implementação dos quatro pilares da gestão da inovação:

  • Visão e Direcionamento: Definir claramente os objetivos da inovação.
  • Cultura e Engajamento: Criar um ambiente propício à inovação.
  • Estrutura e Processos: Desenvolver mecanismos internos para fomentar a inovação.
  • Recursos e Infraestrutura: Disponibilizar ferramentas e investimentos necessários.

Cada um desses pilares é realmente essencial para uma empresa ter a inovação corporativa além do papel. Quer um exemplo? “Sem estrutura adequada, a inovação fica apenas no discurso. É preciso transformar ideias em ações concretas”, enfatiza João Wood.

Ainda tem muito mais a explorar sobre os pilares da gestão da inovação. Portanto, convidamos você a conferir o artigo sobre esse tema. Clique aqui. 

 

 

Da teoria à prática

 

A inovação corporativa gera resultados ao longo do tempo, exigindo uma estrutura bem definida para garantir impactos concretos. Como explica João Wood, “a inovação não é um evento pontual, mas um processo contínuo que, quando bem estruturado, traz vantagens competitivas sustentáveis”.

 

 

Case Cargill: inovação no agronegócio

 

Um exemplo prático disso é o case da Cargill, que implementou estratégias de inovação para otimizar sua operação e obter resultados expressivos. A empresa já havia desenvolvido um mapeamento de oportunidades no agronegócio brasileiro com viés digital e, posteriormente, procurou estruturar um MVP para implementar essas oportunidades no mercado.

Para isso, foram adotadas as seguintes etapas:

  1. Customer Discovery: Foram entrevistados mais de 70 produtores rurais e prestadores de serviços para mapear dores e necessidades.
  2. Plano de Execução: A equipe detalhou um roadmap com todas as soluções e hipóteses a serem validadas.
  3. Implementação do MVP: Com a criação do site e campanhas em redes sociais, rádio e televisão, as soluções foram testadas no mercado.
  4. Ajustes no Modelo de Negócio: A partir do feedback gerado pelo MVP, a estrutura da solução final foi aprimorada.

Assim nasceu o Resolve Agro, um sistema que conecta produtores rurais a prestadores de serviço, fortalecendo a rede do agronegócio. Os impactos foram expressivos:

+70 produtores e prestadores rurais entrevistados.
3 modelos de negócio desenvolvidos.
+30 hipóteses de desejabilidade validadas.
240 mil usuários atingidos nas redes sociais.
96 mil usuários alcançados via TV.
2 mil usuários impactados pelo rádio.

Os resultados demonstraram que a solução tem grande potencial como um negócio de plataforma, fomentando conexões entre profissionais do agro e produtores. Além disso, a Cargill passou a contar com um canal eficiente para entender as necessidades do setor e fortalecer seu relacionamento com os clientes.

Para conhecer mais sobre esse case, acesse: Case Cargill. 

 

 

E agora, como sua empresa pode inovar?

 

Antes de finalizarmos esta leitura, perguntamos: a inovação corporativa já é uma realidade na sua empresa ou ainda há passos a caminhar?

Se a sua organização precisa de apoio para estruturar um plano eficiente de inovação, nós podemos ajudar. Aproveite que você está aqui e clique no link abaixo para marcar uma reunião com um de nossos consultores.

Nos vemos no próximo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Para conhecer mais sobre a Inventta, nossos trabalhos e metodologias, entre em contato conosco.