Em outros artigos, abordamos como tem se tornado cada dia mais importante conseguir entregar resultados à organização a partir dos esforços de inovação. Hoje, exploraremos como um programa de inovação responde à estratégia do negócio. Mesmo que soando como algo óbvio, nem sempre se torna possível alavancar estes resultados de maneira concreta. Podemos enumerar diversos dos desafios mais comuns para isso, mas dois dos principais são:
- Desconexão das atividades de inovação com a estratégia do negócio;
- Falta de modelos de governança que forneçam o ritmo adequado.
Entendemos ao longo dos anos que, para vencer estes desafios, a necessidade de estruturação e direcionamento dos esforços e governança são fundamentais para produzir resultados efetivos e constantes. A inovação deve ser encarada como competência-chave do negócio, por isso empresas inovadoras concentram parte de seus esforços para a inovação de forma estruturada e efetiva.
Entendemos na Inventta, que uma boa alternativa para gerar esforços estruturados de inovação conectados à estratégia do negócio são os Programas de Inovação. Eles permitem tratar os grandes desafios e incertezas do negócio por meio de esforços de inovação estruturados, processuais e, mesmo assim, explorando a criatividade necessária em qualquer processo inovativo.
Existem algumas frentes de atuação para criar um bom Programa de Inovação e aqui gostaria explorar como podemos conectar o esforço inovativo com a estratégia e desafios reais do negócio.
Nos projetos da Inventta, ajudamos as organizações a responder algumas questões que permitem criar um Programa de Inovação mais estratégico, tais como:
Existem muitas maneiras de abordar os temas acima, acreditamos que a melhor delas é promovendo o debate e o alinhamento de ideias, partindo da alta liderança para todos os níveis da organização. Entendemos que desta forma, além de pleno alinhamento entre o time, também promove-se engajamento e difusão de uma forte cultura de inovação.
Percebemos ao longo dos projetos que, trabalhando com o ideal de incorporar os programas de inovação na rotina da equipe e endereçar desafios estratégicos que geram resultados cada vez mais tangíveis, como o caso da Mineração Jundu onde conseguimos ajudá-los a diversificar fontes de receitas através de modelos de negócios completamente fora do core, mas totalmente aderente à estratégia previamente colocada. No total foram 250 ideias geradas, capacitação para 25 lideranças do negócio, 7 idea business cases e um negócio implantado em tempo recorde de 7 meses.
Sua organização está preparada para responder às perguntas acima? Agora que você conhece mais a fundo como um programa de inovação responde à estratégia do negócio, comece a considerar a criação desse programa como uma ferramenta com alto potencial para apoiar o endereçamento correto de objetivos da organização.
[avatar user=”juliano” size=”thumbnail” align=”left” link=”file”]Juliano Cortez Consultor de Inovação e Estratégia[/avatar]