Web Summit Rio 2024 no olhar da Inventta

Author picture

Compartilhar:

Para quem não pôde acompanhar o Web Summit Rio 2024, já adiantamos que o evento deste ano foi um verdadeiro sucesso. 

Ele foi realizado entre os dias 15 e 18 de abril e mais de 34 mil pessoas, de 102 países, estiveram por lá. Para se ter uma ideia, isso representa 61% a mais que em 2023. 

É claro que o time Inventta marcou presença no Web Summit Rio 2024. Nós preparamos para você um compilado do que rolou e os temas que receberam maior destaque. 

Então, confira esta leitura que preparamos para você e fique por dentro! 

 

 

Como foi o Web Summit Rio 2024 

 

O Web Summit Rio 2024 foi um evento de destaque no cenário tecnológico global, reunindo líderes, empreendedores e interessados pelo tema para discutir as últimas tendências e inovações.  

Além disso, realizado em uma das cidades mais vibrantes do Brasil, o evento proporcionou uma plataforma única para networking e aprendizado. Por outro lado, palestras inspiradoras, painéis interativos e workshops práticos abordaram temas como inteligência artificial, blockchain, sustentabilidade e inclusão digital.  

Finalmente, com participantes de diversos setores e backgrounds, o Web Summit Rio 2024 ofereceu insights valiosos e oportunidades de colaboração, consolidando sua posição como um dos principais eventos de tecnologia e inovação na América Latina. 

 

 

Um panorama geral 

 

Neste ano, o Web Summit Rio 2024 continuou explorando várias temáticas relevantes em continuação ao ano passado e, ainda, introduziu mudanças significativas em outras.  

Primeiramente, o destaque foi para a evolução das discussões sobre Inteligência Artificial, evidenciada em todas as palestras e atividades do evento.  

Além disso, o ESG (Environmental, Social and Governance) também se destacou em boa parte da programação, com debates que transcendem a sustentabilidade para abordar questões sociais, de governança e cultura organizacional.  

Enquanto isso, o tema das criptomoedas, embora ainda presente, tornou-se mais sutil em comparação com anos anteriores.  

As discussões sobre modelos de negócios também ganharam destaque, com um foco crescente no retorno do investimento em inovação e na gestão eficaz dessa inovação.  

Em linhas gerais, essa abordagem mais cautelosa também se refletiu na interação com startups, com investidores demonstrando uma preferência por startups mais maduras e um processo de análise de investimento mais rigoroso, em um cenário onde o capital disponível se tornou mais escasso em comparação com anos anteriores. 

Veja aqui como foi o SXSW deste ano! 

 

 

O que rolou sobre Inteligência Artificial no Web Summit Rio 2024? 

 

Segundo Henrique Monteiro, Gerente de Estratégia e Inovação da Inventta, na edição do Web Summit Rio do ano passado, o assunto Inteligência Artificial era muito falado. No entanto, ainda parecia algo muito distante de todos. Poucos sabiam, naquele momento, como aplicar as ferramentas. 

Neste ano, por sua vez, o cenário é diferente. “Já vemos algumas aplicações práticas e muitas empresas já estão com um alto nível de maturidade nesse aspecto. Outras, por outro lado, ainda não começaram essa investigação e essa implementação e têm muitas dúvidas sobre como conectar as estratégias de negócios com a inteligência artificial”, contextualiza o profissional. 

 

Durante as palestras, os convidados do Web Summit Rio relacionaram ainda Governança e Inteligência Artificial e como usar essa inovação com responsabilidade. “Trata-se de entender os limites da IA, suas barreiras de segurança e usá-la somente de maneira ética. Em suma, ouvi muito sobre como controlar a inteligência artificial para usá-la somente de forma positiva”, complementa Henrique. 

Outro ponto que ganha ainda mais força é a geração de competência para inteligência artificial. “As palestras abordaram bastante sobre as profissões que nascem com a IA, seja de modo operacional, gerencial e de controle. Toda essa crescente é um caminho para que ela seja aplicada de maneira correta e respeitando os limites de segurança”, reforça Henrique. 

 

 

ESG também foi destaque  

 

No Web Summit Rio, um dos temas em destaque foi a evolução das discussões sobre sustentabilidade e responsabilidade social corporativa, conhecidas como ESG.  

Anteriormente, o foco estava na questão da sustentabilidade, mas agora outros elementos ganham relevância. “Foi muito falado durante as palestras sobre uma mudança de perspectiva, onde as empresas estão explorando não apenas o dever moral, mas também as oportunidades de negócio associadas aos impactos sociais positivos”, esclarece Henrique.  

Por outro lado, os palestrantes trouxeram muito sobre o aumento da atenção das empresas com o ESG. Com certeza, isso é reflexo das regulamentações e demandas crescentes dos consumidores por práticas mais sustentáveis.  

Esse esforço coletivo visa não apenas ampliar o alcance das iniciativas de ESG, mas também promover uma integração mais eficiente dessas práticas nos produtos e serviços oferecidos pelas empresas, evitando a atuação isolada e viabilizando projetos de maior escala. “O foco agora está em garantir que o ESG não seja apenas uma preocupação periférica, mas sim um elemento central nas estratégias de negócio, visando não apenas o lucro, mas também o bem-estar social e ambiental”, resume Henrique. 

 

 

Destaque para as startups: a preocupação das empresas mudou!  

 

No cenário dinâmico do Web Summit Rio, os participantes puderam observar uma mudança importante quando o assunto é startups.  

Basicamente, as empresas estão direcionando seus esforços para estabelecer relacionamentos mais assertivos com startups e parceiros mais maduros. Elas buscam empresas capazes de demonstrar a aplicação eficaz de tecnologias inovadoras.  

Destaca-se também a importância crescente do nível de gestão e cultura organizacional das startups, fatores determinantes para estabelecer parcerias com grandes empresas, seja através de investimentos corporativos ou programas de inovação aberta.  

 

 

O olhar da Inventta para o Web Summit Rio 2024 

 

Em linhas gerais, falando sobre um resumo do que rolou no Web Summit Rio, um dos tópicos mais debatidos girou, sem sombras de dúvidas, em torno do nível de gestão das empresas em seus esforços de inovação.  

A complexidade das discussões e desafios enfrentados por elas nesse campo aumentou significativamente. Agora, as empresas estão mais focadas em avaliar o potencial de retorno de cada iniciativa de inovação em seu portfólio, tanto a curto, médio quanto longo prazo.  

Além disso, dentro da temática de ESG, houve uma considerável discussão sobre transição energética, com uma presença marcante de profissionais do setor de energia. Houve um intenso debate sobre como as empresas desse setor estão se preparando para as mudanças decorrentes da transição energética e das mudanças no P&D Aneel.

Veja aqui as novidades do P&D Aneel 

Gostou do artigo? Continue acompanhando o blog da Inventta para ficar por dentro das nossas novidades. E se você ainda não se cadastrou para receber a nossa newsletter semanal, faça isso agora mesmo clicando no link abaixo! 

Clique aqui para assinar a nossa newsletter 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Para conhecer mais sobre a Inventta, nossos trabalhos e metodologias, entre em contato conosco.