Programa P&D Aneel: o que rolou em nosso evento?

Author picture

Compartilhar:

Na última quinta-feira, 11 de abril, a Inventta realizou o evento P&D ANEEL – Futuro e impactos na gestão da inovação. Na oportunidade, contamos com a presença de Lorena Tameirão, Coordenadora de Inovação e ESG do ABGI e Rafael Moya, Gerente de Inovação da CPFL Energia.  

Assim, Juliano Cortez, COO da Inventta e Henrique Monteiro, Gerente de Estratégia e Inovação da Inventta, juntamente com os convidados, falaram sobre as atualizações do Programa P&D Aneel, bem como sobre o impacto destas para a gestão da inovação das empresas de energia.  

Por fim, os participantes tiveram um espaço para trazer suas contribuições sobre o assunto e para tirar dúvidas acerca do tema. Além disso, eles entenderam como a Inventta pode auxiliar essas companhias a colocar em prática projetos alinhados às novas diretrizes desse instrumento regulatório. 

Veja aqui alguns cases de sucesso da Inventta   

 

 

Um contexto geral sobre o Programa P&D Aneel  

 

Em outubro de 2022, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou um novo texto referente ao Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI da ANEEL). Posteriormente, em julho de 2023, esse novo regulamento entrou em ação e, nele, mudanças importantes foram colocadas em prática.

O objetivo dessa mudança é, acima de tudo, criar um ambiente que seja favorável à inovação no setor de energia. Além disso, quando esta acontece, os benefícios chegam na parte tarifária, no desenvolvimento socioeconômico, no meio ambiente e em camadas ainda mais profundas da nossa sociedade.

Para se ter uma ideia, em 2022 a Aneel aplicou R$ 919 milhões por meio do P&D. Portanto, é claro o quanto ela promove a inovação em todo o setor de energia.

A iniciativa está prevista na Lei 9.991/2000 e, nela, consta que todas as concessionárias de geração, transmissão e distribuição de energia devem investir de 0,5% a 1% da receita operacional líquida em pesquisa.

 

 

Uma síntese do nosso encontro 

 

No evento P&D ANEEL – Futuro e impactos na gestão da inovação promovido pela Inventa, os convidados abordaram as atualizações desse instrumento regulatório. 

Portanto, Henrique esclareceu quais são os objetivos da Aneel com essa atualização. Dentre eles, podemos destacar, indo além de fomentar a cultura de inovação, o retorno do dinheiro público para os consumidores com os benefícios do projeto. 

Na lista está incluso fomentar o aumento do nível de maturidade das soluções no PDI ANEEL e, ainda, direcionar o portfólio de PDI para os temas estratégicos PEQuI (falaremos adiante sobre esse assunto). 

 

Nós listamos a seguir quais são esses temas esses temas estratégicos: 

 

 

A forma de controle e acompanhamento da Aneel também mudou 

 

Haverá a partir de agora 10 KPI´s para medir a efetividade das iniciativas do P&D Aneel. Lorena, Coordenadora de Inovação e ESG do ABGI, pontuou durante o evento, após serem apresentados quais são os KPI´s do Programa P&D Aneel, uma reflexão importante.  

Existe mais um ponto que as empresas precisam ficar atentas. Os projetos deixarão de ser analisados individualmente e, agora, haverá um controle trimestral em todo o portfólio de projetos.  

Segundo a declaração do diretor da Aneel, Ricardo Tili, em entrevista para o Valor Econômico, antes da mudança, a Aneel avaliava o projeto só depois de pronto. Com a atualização, o acompanhamento acontece durante a execução, o que permite ajustes de rota para que o projeto esteja, ao final, alinhado ao escopo.  

Agora, as empresas têm à disposição recursos adicionais e suporte da Embrapii para seus projetos.  

Isso proporciona às instituições, acima de tudo, uma maior probabilidade de desenvolver projetos em larga escala e aprimorar o desempenho no segmento elétrico. 

 

 

Plano Estratégico Quinquenal de Inovação (PEQuI) 

 

A novidades não param por aí. As atualizações no Programa P&D Aneel trazem, ainda, a criação do Plano Estratégico Quinquenal de Inovação (PEQuI). Este, por sua vez, possui uma série de diretrizes e regras que as empresas precisam seguir.  

Essa é uma maneira de direcionar os investimentos em temas que possuem maior relevância no setor energético, garantindo que o portfólio de projetos esteja na mesma direção do Programa P&D Aneel.  

 

Estamos nos referindo, como mencionamos, em inteligência artificial, eletrificação da economia e produção de hidrogênio. Por outro lado, as empresas que não atenderem aos critérios do programa serão obrigadas a transferir o montante correspondente ao investimento no projeto para a conta de pesquisa e desenvolvimento (P&D) do setor elétrico. 

 

Por fim, ao final do quinquênio, um conjunto de métricas analisa o portfólio da empresa e orienta suas estratégias para os próximos períodos. 

 

Veja aqui a atualização do Programa P&D Aneel na Íntegra 

 

 

Resumo que vale seu print  

 

Por fim, antes de encerrarmos esse artigo, a Inventta apresenta a você quais são as Verticais de Mudança P&D Aneel.

 

1) Estratégia Compartilhada 

Primeiramente vem o pilar de Estratégia Compartilhada. Esse pilar reforça que, com a alteração do Programa P&D Aneel haverá um direcionamento claro sobre os temas de interesse para o esforço de inovação do setor de energia.  

Além disso, é previsto maior relevância do interesse público na definição estratégica e impactos das soluções no dia a dia.  

  • Estratégia de inovação tecnológica pré-estabelecida  
  • Monitoramento do atendimento dos temas tecnológicos. 

 

2) Combinação de recursos 

Os projetos de P&D Aneel agora podem catalisar uma ampla gama de fontes de fomento que podem ser utilizadas em conjunto aos recursos Programa P&D ANEEL.  

Essa mudança habilita o aumento do co-desenvolvimento de projetos e a criação de frentes mais robustas de exploração.  

  • Maior gama de fontes de recursos  
  • Maior abertura para co-desenvolvimento  
  • Olhar sobre investimentos de contrapartida 

 

3) Aceleração da adoção tecnológica e desenvolvimento local 

O terceiro pilar que resume as alterações do P&D está na aceleração da adoração tecnológica e desenvolvimento local.

Para isso, haverá um aumento do foco na aplicação das tecnologias e inovação no mercado e infraestrutura de energia. Do mesmo modo, é esperada a ampliação da maturidade das tecnologias aptas para os projetos de P&D ANEEL.  

Em síntese, o programa agora aumenta o olhar sobre a aplicação prática e impactos das soluções criadas.   

  • Olhar para projetos de maior TRL  
  • Maior abertura para projetos com parceiros de maior prontidão (p.e: indústrias)  
  • Maior distribuição do portfólio de investimento pelo Brasil 

 

4)  Acompanhamento constante e Visão por portfólio 

Por fim, o quarto pilar que define as alterações do Programa P&D Aneel traz a necessidade de acompanhamento constante e Visão por portfólio 

Assim, é esperada a ampliação da visão do programa passando para uma avaliação baseada no portfólio das empresas com o objetivo de aumentar os resultados do programa.  

A atualização também prevê um acompanhamento mais próximo com avaliações anuais do portfólio.  

  • Avaliação pelo portfólio de projetos  
  • Acompanhamento constante do portfólio 

 

 

O que podemos concluir com tudo isso? 

 

Ao observar o Programa P&D Aneel há alguns anos, o seu objetivo era apena de manter o conhecimento e as tecnologias do setor elétrico atualizados. Em síntese, isso gerava um controle do processo e um baixo risco para as empresas. 

Em sequência, o programa evoluiu para uma fase de independência das empresas. “Nesse momento, em 2008, vimos as empresas evoluindo na questão de visão de longo prazo. Então, era possível observar as empresas assumindo estratégias de visão de futuro com movimentos tecnológicos”, aponta Rafael Moya.  

Agora, com essa nova versão do manual, o Programa P&D Aneel oferece mais liberdade para as empresas, para que elas possam evoluir na gestação da inovação. Por outro lado, elas enfrentam o desafio de gerar produto. 

Chegamos ao fim desta leitura! Esse é apenas um compilado do que rolou durante o evento P&D ANEEL – Futuro e impactos na gestão da inovação. Mas, o time Inventta está à disposição da sua empresa para conversar sobre esse assunto individualmente. 

Nos vemos no próximo artigo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Para conhecer mais sobre a Inventta, nossos trabalhos e metodologias, entre em contato conosco.