Feira Hospitalar 2024: o que rolou nos 4 dias de evento

Author picture

Compartilhar:

A Feira Hospitalar foi realizada entre os dias 21 e 24 de maio no São Paulo Expo. Acima de tudo, foi um excelente ponto de encontro para ideias e inovações que prometem movimentar o setor. 

O time Inventta esteve presente no evento e reunimos aqui os principais pontos desse encontro que contou com a presença de mais de 1.200 empresas de 30 países. 

Agora, aproveite que está por aqui e confira nas linhas a seguir os melhores momentos da Feira Hospitalar 2024!

Tenha uma excelente leitura! 

 

 

O principal encontro de saúde da América Latina 

 

Considerada o principal encontro de negócios do segmento de saúde da América Latina, a Feira Hospitalar é um evento altamente esperado pelo público. Exatamente por essa fama – totalmente coerente – ela é um excelente lugar para networking, bem como para se atualizar e viver uma imersão intensa no segmento. 

Nesta 29ª edição do encontro, estiveram presentes mais de 1.200 expositores. Acima de tudo, o que não faltou durante os quatro dias de evento foram novidades relacionadas à Inteligência Artificial. 

Em síntese, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer novos produtos e tecnologias. Além disso, as palestras realizadas durante a feira foram excepcionais para compartilhar conteúdo de relevância com os visitantes 

 

 

O olhar da Inventta para a Feira Hospitalar 2024  

 

Um dos destaques que os profissionais da Inventta observaram foi, primeiramente, a força dos chineses no mercado. Dentre as inovações apresentadas pelos representantes da China, havia produtos como roupas hospitalares, luvas, bem como acessórios para análises clínicas. 

O evento contou, ainda, com outros destaques vindos da China. Citamos, por exemplo, tecnologias e acessórios para monitoramento de saúde, bem como a forte presença da robotização.  

“Os chineses surgem como alternativas de baixo custo e com potencial para ganharem mercado. Existem grandes chances de vermos produtos e serviços chineses ainda mais presentes na área da saúde nos próximos anos”, relembra Gustavo Costa, Analista de Projetos.

 

 

Facilities 

 

O tema “Facilities” também foi muito abordado durante a feira. Ao longo dos stands, foi possível observar inovações em lixeiras, mops, cabos, robotização da limpeza, entre outros itens para facilitar a gestão dos estabelecimentos.

“Foi muito interessante observar o robô que fazia a limpeza dos estabelecimentos de forma ágil. Não são grandes inovações, mas são acessórios que, com certeza, podem otimizar muito o trabalho com Facilities”, aponta Gustavo.  

 

 

Dispositivos Vestíveis e Acessórios Ortopédicos 

 

Dando sequência ao olhar da Inventta na Feira Hospitalar deste ano, mais um assunto que ganhou destaque no evento foi sobre dispositivos vestíveis e acessórios ortopédicos. 

Tanto as palestras quanto os stands traziam soluções que vão ao encontro dessa temática. 

Estamos comentando, por exemplo, sobre coletes para monitoramento de saúde, tanto dos pacientes quanto da própria equipe médica durante procedimentos. 

O monitoramento da saúde em casa também ganhou uma grande proporção na Feira Hospitalar deste ano. 

“Vimos uma preocupação maior com o sono das pessoas, o monitoramento da frequência cardíaca em casa, bem como outros cuidados que reforçam esse cuidado em casa”, complementa Gustavo. 

Esses dispositivos, por sua vez, contam com inteligência artificial para serem efetivos. A seguir, falaremos sobre essa temática que ganha destaque em todos os segmentos, inclusive na saúde. 

 

 

Inteligência Artificial 

 

Por fim, antes de finalizarmos esta leitura, vem o assunto de maior relevância no momento: inteligência artificial. 

Na Feira Hospitalar deste ano, havia IA para todos os lados, seja para inteligência de softwares, robôs para auxiliar ou operar pacientes, e muito mais. “Para se ter uma ideia, existem robôs que orientam os médicos para o local preciso do corte. Existem, além disso, aqueles que têm a capacidade de realizar uma cirurgia sozinhos. Ou seja, o evento mostrou muito como a IA vai impactar o setor, seja para profissionais ou para pacientes”, reforça Gustavo. 

 

 

Uma visão global sobre a Feira Hospitalar 2024 

 

Além de tudo o que falamos até aqui, o time Inventta, que esteve presente no evento, comentou que outros temas ganharam força durante os quatro dias da feira. 

Infraestrutura é um deles. Muitos palestrantes e stands trouxeram dispositivos como uma cama que monitora o paciente 24 horas por dia. Eles lançaram, também, poltronas, monitores e revestimentos focados para hospitais. 

Mas o que chamou atenção foi a ausência de temáticas sobre sustentabilidade. “Dentro de um setor que descarta tanto e que produz tanto lixo, era fundamental trazer assuntos relacionados à sustentabilidade. Nem nos stands nem nas palestras os organizadores falaram sobre isso. Quem sabe é um alerta para a edição do ano que vem”, questiona Gustavo.

 

“Eu não vi nenhum estande, nada, nenhuma empresa falando sobre sustentabilidade. Então acho que isso é um ponto interessante que os organizadores podem explorar.” 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Para conhecer mais sobre a Inventta, nossos trabalhos e metodologias, entre em contato conosco.