O time Inventta esteve no último dia 07 de maio na Onono, em São Paulo, para conduzir, ao lado da Beesby, o evento Impulsionando Resultados Através da IA.
Foi uma manhã de muito conteúdo relevante e uma excelente oportunidade para as pessoas tirarem dúvidas e de se preencherem de insights. Acima de tudo, foi uma ocasião ímpar para se inspirar e usar a IA de forma inteligente e estratégica.
O encontro foi realizado no formato híbrido e, dessa forma, contou com participantes online e presencial. Foi, assim, uma experiência incrível para que os speakers compartilhassem experiências relevantes, para revelarem resultados obtidos por meio da inteligência artificial, bem como para fomentar o networing entre os presentes.
Estiveram presentes Cristian A. Townsend, Executivo de Contas e de Análise de Dados na Google Cloud, Marcelo Nunes, Tech Leader de Digital e Dados na Aurora Coop, assim como Rogério Brecha, CEO da Beesby.
Fique por dentro do evento
No início do encontro, o head de digital e dados da Inventta, Daniel Bulbarelli, apresentou a relevância da Inventta no mercado de inovação nacional e fez uma contextualização sobre a temática.
“Nós somamos mais de 20 anos de história, mais de 400 projetos realizados e mais de 200 empresas impactadas. Além disso, 10 das 20 empresas mais inovadoras do Brasil são clientes da Inventta, o que traduz em números a relevância do nosso trabalho”, comentou Daniel durante o evento.
A área de Digital da Inventta
Isso foi necessário para apresentar força da área de Digital da Inventta, e ingressar na temática Inteligência Artificial. “Esse tema está totalmente hypado e a nossa ideia é justamente desmistificar um pouco dele por meio da experiência vivida pelos profissionais que aqui estão presentes”, completou Daniel.
Na sequência, o Head de Digital e Dados esclareceu que durante o encontro os participantes poderiam tangibilizar os conceitos de IA na prática e o quanto a Inteligência Artificial faz sentido se ela estiver dentro da estratégia do seu seu negócio. “Uma empresa tem metas e objetivos, portanto a IA é um meio para chegar até o destino desejado”, complementou.
É por esse caminho, em síntese, que os retornos financeiros por meio da Inteligência Artificial acontecem. É chegar até essa meta de uma maneira mais rápida e eficiente, acelerando processos e potencializando resultados.
Presenças de peso abordando o tema Inteligência Artificial
Marcelos Nunes da Aurora Coop
A Aurora Coop foi representada no evento Impulsionando Resultados Através da IA. Marcelo Nunes, na ocasião, apresentou a empresa e compartilhou com os presentes o cause Aurora de transformação digital.
Ele contou sobre o trabalho realizado pela Inventta para a companhia e como foi possível usar a inteligência Artificial como aliada dos seus resultados. Suas falas foram de brilhar os olhos e, no link abaixo, você poderá saber mais sobre esse assunto.
Veja aqui o case Aurora de transformação digital
Rogério Brecha da Beesby
Na sequência, Rogério Brecha, CEO da Beesby comentou sobre números grandiosos que as previsões apontam para os próximos anos. Ele fala sobre PIB, faturamento ao longo dos anos e as projeções que vêm pela frente.
“Já é esperado que a Industria de Inteligência Artificial tenha um crescimento de 13x nos próximos sete anos. Nesse sentido, até lá, o mercado de IA em 2030 será de $1.81 trilhões”, revelou Brecha.
Rogério relembra que ao longo das décadas outras tecnologias foram ganhando força, mas quando o assunto é Inteligência Artificial, já é esperado que seu crescimento seja ainda mais gigantesco. “Quando você observa a volumetria que pode ocorrer nas transações devido a um simples algoritmo, você enxerga a potência por trás da IA. Um simples dado obtido por meio da Inteligência Artificial foi o suficiente para gerar um faturamento exorbitante”, acrescentou Brecha.
Cristian A. Townsend da Google Cloud
O executivo da Google Cloud dividiu com os participantes – embora não seja um segredo – que, como Google, estão fazendo um investimento na casa de bilhões em IA Generativa.
Segundo o profissional, existe uma corrida muito grande nessa direção. “Estamos sim vivendo um hype, mas mesmo que o assunto decante, a IA veio para ficar. Ela vai transformar literalmente o mundo dos negócios”.
O que a gente vê de forma geral é que todas as empresas querem fazer, todas querem se transformar, mas a transformação em si dói, ela custa muito e é muito complexa.
Roda de conversa sobre Inteligência Artificial e resultados
Os quatro profissionais que lideraram o encontro, por fim, sentaram-se em seus lugares para conduzir uma roda de conversa sobre a temática do evento.
Tanto o público presencial como aquele que estava online levantou questionamentos para os speakers ao final do evento.
Os participantes levantaram questionamentos acerca da implementação da IA, como utilizar inteligência artificial no setor de serviços e como uma indústria que ainda não utiliza IA pode dar os primeiros passos.
Houveram ainda perguntas mais específicas, como a implementação da inteligência artificial no setor de agronegócio, por exemplo.
Assim, os speakers foram respondendo uma a uma, gerando muita reflexão, debates e informação de qualidade sobre resultados e inteligência artificial.
Aqui você pode conferir o evento na íntegra!
Uma reflexão dos participantes
Carolina Morelli Ribeiro, da Método Engenharia, contou que foi ao evento justamente para buscar inspiração. “Vim saber mais tanto sobre a estratégia e o uso da inteligência artificial, porque a gente está nesse momento de estruturação. Foi muito importante ver exemplos práticos, como o da Aurora, e dicas estratégicas. Estou saindo daqui muito satisfeita.”
Assim como a profissional da Método Engenharia, a Roseane Ramos, da Match IT, também comentou sobre o encontro. “Eu trabalho com inteligência artificial na Unicamp e fico muito feliz em ver esse tema sendo discutido com diversos agentes de inovação. Vejo que o Brasil tem muito potencial e talento, capaz de protagonizar coisas e nós precisamos nos unir para gerar resultados.”
Quer conferir o material que direcionou o evento? Então clique aqui.
E aproveite para responder a Pesquisa Receitas Inteligentes, que irá refletir como o mercado brasileiro tem trabalhado IA dentro do seu contexto.
Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando o blog da Inventta para ficar por dentro das nossas novidades.