O que faz uma empresa investir em um CVC (Corporate Venture Capital), ou melhor, o que faz uma empresa investir na oferta de CVC da Inventta?
Existe uma distância imensa entre o primeiro e o segundo questionamento e, nas linhas a seguir, vamos mergulhar nessa temática.
Para inovar, você pode ir além do seu core business
Comprar ações ou um conjunto delas de uma startup é um passo estratégico e promissor. No entanto, fazer isso de forma isolada à estratégia organizacional da sua empresa é praticamente um tiro no pé.
Isso porque existem diversos caminhos que levam à essa decisão e, dentre eles, podemos destacar o viés estratégico e o financeiro, é claro.
Duas rotas, um objetivo
Primeiramente, falando do caminho estratégico, investir em CVC é ter acesso a base de clientes de uma determinada startup. É evitar que esta se torne um potencial cliente, é ainda a possibilidade de absorver novas tecnologias para seu negócio.
Agora, falando das possibilidades financeiras que esse investimento pode trazer, que é uma das dores comuns das empresas que decidem inovar, é o retorno financeiro palpável.
Apesar, é claro, de continuar sendo um investimento com riscos, é mais simples calcular seu valuation quando comparado a outros modelos de inovação.
Afinal das contas, investir em uma empresa que está crescendo a todo vapor pode ser uma grande saída para mudar os seus patamares de lucratividade.
E isso, com certeza, é um peso decisor para empresas que querem inovar, mas ainda se sentem inseguras a dar esse passo.
Por que contratar a oferta de CVC da Inventta?
Muitas empresas decidem apoiar àquelas que desejam investir em CVC, mas o caminho é diferente quando você decide adquirir ações pautadas na estratégia do seu negócio.
Ao contrário, parece, inclusive, não fazer sentido. A Inventta, com mais de 20 anos de experiência no mercado de inovação, oferece uma condução – por meio do Inventtures – que vai nesse caminho. Toda a análise das startups e do investimento financeiro na compra de CVC é alinhada com a estratégia da empresa.
Olhamos para o CVC como um instrumento de inovação e não como um investimento isolado. E esse é o nosso grande diferencial!
Nesse sentido, podemos concluir que o CVC, portanto, está dentro de um grande guarda-chuva de inovação.
As empresas que decidem investir em CVC com a consultoria da Inventta tem o suporte regulatório, estratégico e, é claro, financeiro.
Quer saber mais sobre a oferta de CVC da Inventta? Entre em contato conosco!
Aproveite também para conhecer as nossas demais ofertas.