A Inventta marcou presença no evento Cubo Open Day, realizado em 07 de dezembro no Cubo Itaú, em São Paulo. Durante a oportunidade, a empresa lançou seu novo estudo: “Futuro da Gestão da Inovação”.
A princípio, o fundador da Inventta, Bruno Moreira, compartilhou com os participantes os principais insights do estudo. Em sequência, ele esteve ao lado de Sebastião Nau (Weg), Andrea Soares (Oxiteno) e Leonardo Garnica (Embraer) para uma roda de conversa sobre os resultados apresentados, os quais revelam o nível de maturidade da gestão de inovação das empresas brasileiras.
Veja aqui: Inovação Aberta: conectando o ecossistema de inovação.
Mais sobre o estudo Futuro da Gestão da Inovação
Primeiramente, ao longo de 80 dias, a Inventta, em parceria com a Fundação Dom Cabral, ANPEI, MEI (Mobilização Empresarial pela Inovação), Cubo, Ecossistema Inova, Abgi e Órbi Conecta, entrevistaram lideranças em inovação no Brasil.
Então, elas aplicaram uma pesquisa com cerca de 250 executivos para entenderem, acima de tudo, qual é o nível e maturidade da gestão da inovação das empresas brasileiras.
Nesse questionário, portanto, os participantes responderam questões relacionadas aos objetivos estratégicos da inovação.
Além disso, eles puderam apontar os principais desafios para inovar, práticas de inovação mais comuns, bem como suas percepções o futuro nesse contexto.
Por fim, os resultados revelaram dados decisivos do presente e futuro da inovação. Inclusive, a projeção da Inventta é repetir essa pesquisa em 2024, para analisar as evoluções vivenciadas nesses próximos 12 meses.
Objetivo do estudo: como estamos com relação ao mercado?
Segundo o fundador da Inventta – Bruno Moreira, embora não haja um modelo único de gestão de inovação, é possível observar que os instrumentos que existem hoje de avaliação da maturidade dentro dessa temática tem, em sua maioria, um viés de captação de leads comerciais, tornandos os métodos muito enviesados.
“Ele não permite, por exemplo, que uma empresa avalie hoje qual é o seu status e acompanhe no ano seguinte sua evolução. A metodologia da Inventta, por sua vez, permite esse monitoramento, que é decisivo para as companhias que almejam implementar uma gestão da inovação crescente e eficiente”, afirmou Bruno.
Para conferir o estudo Futuro da Gestão da Inovação na íntegra acesse: https://materiais.inventta.net/estudo-gestao-da-inovacao
Aproveite para ler: Lab.i: o seu aliado na gestão da inovação.