O que é Transformação Digital?
Primeiramente, 3 pilares são fundamentais para proporcionar uma transformação digital de sucesso em uma empresa. Esses pilares são: tecnologia, pessoas e gestão; e, por último, mas não menos importante, negócios.
Quando falamos sobre esse termo, ele se refere a uma verdadeira transformação que acontece em uma empresa.
Eficiência operacional e processos de negócio, bem como experiência de clientes, geração de novos canais de receita ou otimização dos produtos e serviços já existentes explorando novos modelos de negócios digitais.
Esses são, portanto, os impactos da transformação digital.
Qual a abordagem Inventta para Transformação Digital?
Essa jornada nos parceiros começa pela identificação da maturidade organizacional. Ela é avaliada de acordo com a ambição estratégica alinhada às tecnologias e planejamento de longo prazo junto a avaliação de diagnóstico com a alta direção.
Em sequência, com o diagnóstico realizado, mergulhamos nos territórios de oportunidade além do core-business e com potencial de exploração de uso das tecnologias digitais.
Para isso, analisamos a cadeia de valor do negócio, as necessidades não atendidas dos clientes e as tendências de futuro.
Em seguida, facilitamos então uma discussão estratégica com a alta liderança para a identificação e priorização dos territórios digitais e melhor formação de time. Abaixo, notamos a maturidade da alta gestão realizada com base nos pilares mostrados previamente:
Por fim, com o time e territórios definidos, avançamos para a estruturação do método Inventta para Transformação Digital na organização.
Isso será feito, em suma, por meio de um método baseado na governança orientada à experimentação ágil, validação de hipóteses e estruturação de processos chave que irão viabilizar o uso de novas tecnologias.
Caso Aurora Coop
Veja agora mesmo um case de sucesso da Inventta: o case Aurora Coop.
A agenda de transformação digital na Aurora Coop surge com a provocação da agenda estratégica 2035.
Ela tem como foco promover a inovação como força motriz da estratégia. Além disso, ela visa promover o uso de tecnologias que melhorem o desempenho dos processos.
Além disso, que consigam integrar a cadeia de valor e entreguem maior valor ao stakeholder;
Iniciamos uma jornada de sensibilização de toda a liderança para levantamento e diagnóstico da ambição digital e identificar os territórios de oportunidade que iríamos explorar neste contexto.
Nesse sentido, foram levantados diversos territórios. Eles foram subdividimos em clusters de atuação considerando sua cadeia de valor tendo as frentes de “Campo”, “Indústria/Operações” e “Comercial” priorizados pela liderança para avançarmos.
Visando à transformação digital, após uma série de pesquisas e entrevistas, foram geradas, portanto, dezenas de hipóteses que, neste momento, serão testadas para avaliação das frentes a serem priorizadas.
Isso foi possível por que já contávamos com um método apropriado para identificar as frentes e os processos estruturantes necessários para viabilizar a transformação digital e colocar as necessidades dos clientes e consumidores no centro das discussões.
Leia mais em: