O impacto da digitalização na gestão da Inovação

Author picture

Compartilhar:

 

A inovação corporativa depende de uma série de elementos e dimensões que precisam funcionar em conjunto, de forma coordenada, entre eles, a crescente digitalização. O modelo de gestão da inovação compõe os principais esforços para manter estes elementos em funcionamento e, por consequência, a inovação ativa na organização, com possibilidades reais de gerar resultados. Organizamos os principais elementos envolvidos neste modelo de gestão quatro grandes dimensões: Visão e Direcionamento, Cultura e Engajamento, Estrutura e Processos e Recursos e Infra-estrutura.

 

A ideia deste artigo é abrir uma conversa sobre cada uma das dimensões e também elencar alguns pontos que pude observar, considerando os impactos da tendência crescente de digitalização (acelerada ainda mais pelo atual contexto de distanciamento social) em cada uma das dimensões.

 

Visão e Direcionamento

 

A dimensão de visão e direcionamento é o guia mestre para os esforços de inovação e para que eles sejam efetivos, é necessário que esta visão responda aos anseios do negócio de maneira mais global e não apenas com os vieses da área de inovação.

  • Visão de futuro: Diz respeito ao futuro do mercado e de seus possíveis impactos para o setor e o negócio. Ferramentas possíveis são a construção de cenários futuros e a análise de tendências de mercado, tecnológicas, de consumo e de cadeia de valor.
  • Objetivos do negócio: Analisa como a liderança da organização entende e delimita seus objetivos presentes e futuros. Parte da identificação do plano estratégico da empresa e de quais serão as escolhas possíveis para inclusão da inovação.
  • Identificação da proposta de valor: Inovação cria uma ponte da proposta de valor atual para a proposta de valor futura, conectadas com as etapas anteriores.
  • Apoio da alta gestão: A liderança precisa de definição e demonstração de abertura às mudanças e erros, precisa de estrutura de apoio formal ao desenvolvimento de esforços inovativos!

 

Reflexões sobre a Digitalização

 

  • Percebemos aqui que muitas das tendências futuras que diziam respeito ao trabalho remoto e a processos à distância foram completamente reformuladas e antecipadas, assim como tendências relacionadas ao e-consumo. Para qualquer negócio é importante avaliar como estas tendências vem mudando e criando impactos diferentes para sua empresa.
  • Com o aumento de possibilidades, como podemos identificar as constantes mudanças? Como podemos nos adaptar a elas?
  • Como a liderança demonstra e oferece apoio em um ambiente de interação digital?

 

Cultura e Engajamento

 

A dimensão de cultura e engajamento é a dimensão mais conectada ao principal motor da inovação, as pessoas, aqui analisamos como a cultura de inovação é disseminada na organização, como as pessoas se capacitam para fazer a inovação acontecer e como são reconhecidas pelos seus esforços e pelos resultados alcançados.

  • Engajamento: Definição sobre o envolvimento das áreas funcionais e dos níveis hierárquicos do negócio nas iniciativas de inovação (quais? como? em qual momento?), definição sobre quais outros stakeholder participam dos processos de inovação (Ex: Fornecedores, clientes, associações e etc)
  • Capacitação: Trata da definição dos temas essenciais para que os processos de inovação possam acontecer. Também acontece o levantamento de dinâmicas, ferramentas e métodos de capacitação possíveis além de definir quais pessoas devem ser capacitadas.
  • Reconhecimento: Definição de mecanismos de reconhecimento interno e externo, Definição de premiações e dinâmicas de premiação 

 

Reflexões sobre a Digitalização

 

  • Como existe alguma mudança oriunda de uma maior digitalização que altere o nível de envolvimento de um ou outro stakeholder? Ex: É possível aumentar o índice de participação de fornecedores e clientes nos processos pela facilitação geográfica?
  • Existe alguma mudança por conta da digitalização nos canais para capacitação? Uso de EAD? O Formato de capacitação por vivência, nos projetos, fica comprometido à distância?
  • As ferramentas de reconhecimento apresentam a mesma eficácia no formato digital? Existe alguma outra maneira de reconhecer os esforços e resultados que podem ser alavancadas em meios digitais?

 

Estrutura e Processos

 

A dimensão de Estrutura e Processos foca nos diferentes processos da inovação e em nas estruturas formais envolvidas na manutenção destes processos, desde a captura de Insights até a gestão do portfólio de projetos.

  • Captura de Insights: Definição dos canais de captura de insights e como serão tratados nos processos.
  • Priorização: Definição dos critérios objetivos para priorização dos projetos e insights capturados.
  • Processo de Inovação: Definição do tipo de processo a ser utilizado para o desenvolvimento dos projetos e iniciativas de inovação em seus diversos aspectos. funcionará com base em um funil? Será periódico e cíclico ou contínuo? Como serão as etapas envolvidas no processo?
  • Estrutura Organizacional: Definição do tipo de estrutura organizacional responsável por dar ritmo ao processo de inovação, além de avaliar e manter o controle sobre as iniciativas relacionadas ao tema. Ex: Comitê, PMO etc.

 

Reflexões sobre a Digitalização

 

  • O que pode ser otimizado considerando novos canais digitais para capturar insights? Existe algum impacto ou perda com algum público específico?
  • É necessário algum incremento ou aprimoramento das ferramentas de priorização? Existe algum comprometimento da qualidade com a qual os insights são apresentados?
  • A digitalização facilita de alguma forma a produção de protótipos? Existe algum impacto formal com a qual o processo de inovação se desenvolve? Existe algum custo extra ou ferramenta específica para auxilio no desenvolvimento do processo?
  • Com a digitalização, existe algo a ser analisado e repensado nesta estrutura? Existe a necessidade de mais pessoas com capacidade de engajar o time, trazer mais representatividade?

 

Recursos e Infra-estrutura

 

A dimensão de Recursos e infraestrutura foca nos diferentes recursos necessários para o desenvolvimento dos esforços de inovação, financeiros, pessoais, softwares etc. Além de delimitar também a infra-estrutura necessária para a execução dos processos.

Budget:

  • Definição do tipo de alocação de budget. Ex: Por projeto, sob demanda, por ciclo de inovação.
  • Definição da estrutura de projetos, eles estarão organizados em portfolio ou em algum outro tipo de organização?

Pessoas:

  • Define a alocação das pessoas e equipes para desenvolvimento dos projetos e esforços inovativos

Infraestrutura:

  • Predial: Definição de espaço propenso ao desenvolvimento de inovações
  • Software: Definição do software me ajuda a executar e gerir melhor projetos que são executados à distância.

 

Reflexões sobre a Digitalização

 

  • Em um ambiente mais digital, ainda é possivel alocação full time de algumas pessoas apenas para desenvolvimento de projetos? Alocação part time, é mais eficiente em um ambiente de interação majoritariamente online?
  • Existe a necessidade de estrutura física para desenvolvimento dos esforços? Ela deve ser do mesmo tamanho que antes?

 

Um modelo bem implementado pode alavancar os processo e projetos de inovação por um longo período; minha intenção nesse artigo é a de dar um pontapé neste assunto e trazer reflexões de como podemos otimizar a gestão da inovação frente aos novos desafios e contextos que estamos vivendo, sobretudo sob a ótica da digitalização de processos. Como você tem lidado com essas questões em sua corporação? Compartilhe conosco sua visão sobre o assunto.

 

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Para conhecer mais sobre a Inventta, nossos trabalhos e metodologias, entre em contato conosco.