Você já deve ter ouvido – ou pior, até mesmo dito – a frase “Só está doente quem vai ao médico” como forma de fugir daquela consulta de rotina, necessária para avaliar a saúde seu corpo. Frase que remete a um estilo de vida um pouco perigoso, que deixa para recorrer a um especialista apenas em momentos em que o problema já se agravou e se torna impossível ignorá-lo. Nos últimos anos, realizamos uma série de projetos com empresas do ecossistema da saúde – desde operadoras, farmacêuticas, seguradoras e até mesmo diretamente com hospitais e centros de saúde especializados. E um dos grandes consensos entre esses clientes é: um diagnóstico veloz, precoce e assertivo é a chave para um tratamento melhor, mais ágil e menos penoso ao paciente. Guardadas as devidas proporções, no mundo da inovação não é diferente.
Não faltam exemplos de empresas que resistiram às mudanças e evoluções em seus setores e, quando notaram, já estavam muito fragilizadas frente aos seus concorrentes. Organizações que perderem espaço no mercado por falta de um diagnóstico feito no momento certo. Como evitar então, que sua empresa fique debilitada no mercado por não inovar? O primeiro passo, assim como na saúde, é ter um bom diagnóstico. Neste caso, um Diagnóstico de Inovação!
Em muitos dos nossos projetos, trazemos como primeira etapa o Diagnóstico de Inovação: mergulhamos no dia a dia dos clientes para conhecer a fundo sua realidade, história, cultura, processos e recursos em inovação, e oferecer soluções personalizadas e aderentes, que possam resultar em um plano acionável e consistente ao futuro da empresa.
O Diagnóstico de Inovação é composto por três frentes paralelas:
- um formulário completo enviado para pessoas chave da organização para um olhar mais amplo e quantitativo de algumas questões.
- uma série de entrevistas com lideranças da companhia para entender a fundo os direcionadores estratégicos e processos da empresa.
- e, por fim, discussões guiadas com o time operacional para conhecermos o cotidiano da empresa e suas tomadas de decisão.
Notando o gigante potencial dessa ferramenta, como síntese de diversos pontos importantes sobre inovação, decidimos disponibilizá-la gratuitamente. Agora, você e seu time poderão ter um status sobre a inovação na sua cia. sob a ótica da maturidade da gestão da inovação, da diversidade dos esforços inovativos, do DNA da inovação e do momento e contexto que o seu negócio está inserido. Acesse: diagnosticodeinovacao.com.br
Se quiser conhecer ainda mais sobre o potencial dessa ferramenta? acesse esse artigo: “Você sabe dizer qual é o status da inovação na sua companhia?”.
Se você já se fez perguntas como…
– O conceito de inovação é disseminado na minha empresa?
– As pessoas são incentivadas a inovar? Oferecemos capacitação a elas?
– Temos um processo para que ideias inovadoras floresçam e saiam do papel? Ou deixamos oportunidades na mesa por falta de processos bem estabelecidos.
– Disponibilizamos estrutura e recursos para que as ideias se tornem resultados concretos?
… entre outras, está na hora de marcar uma consulta com um especialista em estratégia e inovação e realizar o Diagnóstico da sua empresa.
Não perca tempo! Quanto antes vocês conhecerem o status em inovação e a maturidade da sua empresa no tema, mais proveitoso será o processo, corrigindo pontos de melhoria, reforçando fortalezas e desenvolvendo novas habilidades para serem protagonistas em seus setores.
________________________________________________________________
No último dia 19 de Outubro – Dia Nacional da Inovação -, publicamos em parceria com a AEVO, o Mapa da Inovação Corporativa 2022: um estudo que compila os principais insights extraídos a partir das mais de 700 respostas coletadas através do Diagnóstico até então.
Já fez seu Diagnóstico da Inovação e precisa da ajuda de um especialista no tema? Fale diretamente com a gente!
[avatar user=”joao wood” size=”thumbnail” link=”file”]João Wood é consultor de Inovação na Inventta[/avatar]