Estratégia de Inovação: Por onde começar?

Author picture

Compartilhar:

A falta de direcionamento, foco e propósito bem definidos tem sido algumas das grandes barreiras para o sucesso das jornadas de inovação nas empresas. Nesses casos, é importante desenhar uma estratégia que dê uma direção e integre as diversas iniciativas de inovação da organização; outro alerta é ter o cuidado para que essa estratégia não seja genérica, ou um mero padrão a ser seguido. Na Inventta, nossa visão de Estratégia de Inovação aborda a proposta de valor atual e a proposta de valor futura, onde a Inovação é a ponte que construímos para alcançar esse cenário desejado, propondo um alto “fit” com o planejamento estratégico da organização.

 

Resultado do Diagnóstico de Inovação

 

Quando falamos de Estratégia de Inovação, o primeiro passo é a realização de um Diagnóstico de Inovação da Organização. Este resulta na construção do entendimento do contexto atual , seja do nível de maturidade de inovação, mas também dos principais desafios e de como a inovação pode suportar seu crescimento. 

Para realizar essa análise, a Inventta estruturou um modelo que avalia quatro dimensões: “Visão e Direcionamento”, “Cultura e Engajamento”, “Estruturas e Processos” e “Recursos e Infraestrutura”.  Para saber em mais detalhes sobre cada uma, acesse o artigo Você sabe dizer qual o status de inovação na sua companhia?.   

Assim, é possível observar uma foto da situação atual, com uma leitura de quais são as dimensões mais avançadas e quais  precisam de maior esforço para se desenvolver. 

Algumas questões que são respondidas pelo modelo da Inventta são:

 

  • O que o nível de maturidade da gestão da inovação indica?
  • Quais os pontos fortes e fracos da gestão da inovação da minha empresa​?
  • Quais os desafios e as oportunidades para aperfeiçoar os esforços inovativos do meu negócio?

 

Vamos juntos  analisar o que o essa definição significa para a empresa? Convidamos você, caso queira receber um resultado personalizado da sua companhia, a responder o Formulário de Diagnóstico de Inovação que  a Inventta disponibilizou gratuitamente em parceria com a AEVO. 

Trouxemos na imagem abaixo alguns arquétipos de resultados possíveis do nível de maturidade. Construímos esses exemplos para tangibilizar o significado de algumas situações:

 

 

A primeira figura, por exemplo, traz uma pontuação baixa a em Visão e notas altas para as outras três dimensões, o que caracteriza uma “Inovação Sem Rumo”, ou seja,  não há um direcionamento para inovar. O segundo exemplo  – da direita para esquerda, primeira linha – traz apenas a Cultura com uma nota baixa, que culmina em uma empresa “Sem Clima para Inovar”, ou seja, não há uma cultura de inovação disseminada nem o engajamento necessário para implementar a inovação e aceitar as mudanças por vir dentro da empresa. 

Os arquétipos desenhados mostram que a nota de um pilar impacta a situação da empresa como um todo, não sendo suficiente direcionar os esforços para o avanço em apenas um dos quesitos citados. Portanto, é importante buscar a evolução em todas as dimensões e compreender que é necessário avançar nas quatro frentes para sustentar a inovação.  

Se você recebeu seu resultado do Diagnóstico de Inovação, vale aproveitar essa oportunidade e buscar uma análise mais profunda, que permita uma compreensão da maturidade da gestão da inovação. Além desses apontamentos, sugerimos também entender quais são as diferentes formas de inovar que existem, cada uma com suas características.

 

6 Modelos de Inovação (BCG Six Innovation Models)

 

O Boston Consulting Group (BCG) realizou um estudo em 2017 com mais de 100 das empresas líderes em inovação do mundo visando estruturar quais modelos de inovação eram mais utilizados e, também, os que traziam mais sucesso para as empresas. A pesquisa feita consolidou seis modelos de inovação: 

 

 

Podemos citar como principal definição de cada Modelo de Inovação: 

  • Criador: tipicamente liderados por visionários, criam rupturas em mercados e fazem apostas grandes e focadas. 
  • Solucionador: vencem a partir do entendimento e encantamento dos clientes. 
  • Alavancador: inovam seu modelo de negócio principal para gerar vantagem contínua.
  • Expansionista: Utilizam suas competências-chave para entrar e dominar mercados adjacentes. 
  • Defensor: Concentram-se em pontos de vantagem em setores maduros de mudança lenta.
  • Seguidor Rápido: Otimizam as competências para reagir rapidamente às inovações dos competidores.

 

A abordagem da Inventta 

 

Ao trabalhar com diferentes empresas, a Inventta percebeu que uma empresa não necessariamente apresenta um único Modelo de Inovação. Ou seja, grande parte das organizações não pode ser rotulada como somente “Solucionadora” ou “Criadora” porque possui mais de uma característica ou traços marcantes. Sendo assim, para determinar o Modelo de Inovação atual da empresa, buscamos priorizar os dois principais modelos que melhor representam as características e a forma como a inovação é feita na empresa hoje.

A Inventta utiliza os 6 Modelos de Inovação da BCG como uma das referências nesse processo para facilitar o entendimento e a visão do Modelo de Inovação, que pode ser um conceito abstrato. Considerando seis modelos padrões com características já determinadas, fica mais fácil visualizar qual o modelo de inovação da empresa.  

Entretanto, acreditamos que, assim como a estratégia, o Modelo de Inovação tem que ser específico e adequado para cada organização. Dessa forma, a partir do direcionamento proveniente dos modelos padrões da BCG, priorizamos os esforços de inovação e as ações estruturantes necessárias para compor um modelo de inovação único à empresa em questão. Propomos então, 5 Etapas para a co-construção da Estratégia de Inovação: 

 

Etapas para a construção da estratégia de inovação

 

Já reforçamos a importância da construção do Diagnóstico de Inovação e também da  consolidação de um Modelo de Inovação único para a companhia, mas essas são apenas duas das etapas do desenvolvimento de uma Estratégia de Inovação. Uma visão alinhada  da inovação na empresa e a definição do jeito único com o qual a empresa irá conduzir seus esforços são a base para a construção de sua Estratégia de Inovação: a definição de um norte, e um modelo de gestão (para governança) e então de um plano de atuação, serão as chaves estratégicas para integrar os esforços de inovação em busca de resultados para a Organização. Agora que você sabe o passo a passo para construir uma Estratégia sólida de Inovação para sua empresa, o próximo desafio é visualizar a Inovação como a ponte para construir o futuro desejado. Sua empresa tem uma visão clara de onde a Inovação pode te levar? 

Acesse nossa página de Estratégia de Inovação para saber mais sobre as etapas e essa oferta exclusiva da Inventta. 

 

Fonte: 

Artigo “Which Innovation Model Is Right for Your Company?”. BCG, 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Para conhecer mais sobre a Inventta, nossos trabalhos e metodologias, entre em contato conosco.