Por que explorar o potencial do Desing Estratégico?
Novos desafios pedem novas abordagens!
- Aumento da diversidade e novos padrões de comportamento que confrontam o status-quo e a proposta de valor atual;
- Maior competitividade com múltiplas opções aos consumidores e colaboradores, cada vez mais exigentes pela facilidade no acesso de informações;
- Aceleração dos ciclos de mudanças que exigem agilidade na adaptabilidade e nas melhorias de processos e soluções entregues;
- Propósitos e valores que questionam as formas atuais de gestão, consumo e posicionamento de marcas e produtos;Tecnologias exponenciais rapidamente desenvolvidas e disseminadas.
Qual a estratégia da sua empresa frente a essas mudanças?
De fato, adaptabilidade e agilidade são competências essenciais para a sobrevivência de organizações em uma Nova Economia, um novo mundo onde o jeito de fazer negócios, formar talentos, compartilhar valor e exercer a liderança deverão ser muito distintos dos modelos e padrões atuais.
Nesse sentido, aceleração dos ciclos de mudanças estão mudando o jogo da competitividade e, sob o risco de não se adaptarem para cenários futuros, as organizações têm se desafiado a criarem e manterem propostas de valor cada vez mais aderentes às exigências e necessidades dos clientes, colaboradores e stakeholders-chave.
Logo, estruturar uma nova Cultura Inovativa, capacitando os colaboradores e vivenciando na prática métodos, ferramentas, formas de pensar e gerar ideias, conectadas com as estratégias do negócio e o entendimento profundo dos usuários, pode ser a melhor saída estratégia a ser adotada pelas organizações.
Posicionamento Inventta para Design Estratégico:
O que é Design Estratégico?
O Design Estratégico é a resposta à cultura e competências práticas para colaboradores e empresas em um mundo em transformação
Dessa forma, a alavanca-chave para endereçar desafios do negócio é abordá-los de forma criativa, atenta às reais necessidades de clientes, consumidores, colaboradores e stakeholders.
Isso implica identificar gaps, insights e oportunidades alinhadas ao mercado e às estratégias da organização.
Aqui na Inventta que a inovação é o resultado exitoso da transformação de uma proposta de valor, preparando suas equipes e organização a se projetarem a um cenário de futuro, com uma nova proposta de valor e entrega.
Não é o Design pelo Design. Nosso método Design Estratégico é o meio e o ferramental em que permite tratar a complexidade da aceleração dos ciclos de mudanças e garantir o fit da organização com o contexto atual e as tendências de futuro, identificando as oportunidades para projetos de inovação e soluções estratégicas a serem executadas, com alto potencial de impacto.
Que resultados podem ser obtidos com o Design Estratégico?
Do desafio à soluções estratégicas para alcançar uma infinidade possibilidade de resultados tangíveis:
- Novos produtos, serviços e modelos de negócio;
- Novos modelos de relacionamento;
- Aumento da experiência do cliente e colaborador;
- Posicionamentos mais aderentes ao mercado;
- Cultura Inovativa e forma de pensar centrada do indivíduo;
Qual a abordagem Inventta para Design Estratégico?
Certamente, a forma de pensar do design no processo está relacionado ao desenvolvimento de soluções.
Assim, a metodologia da Inventta para o Design Estratégico é fundamentada nos princípios de Design Thinking e Métodos Ágeis, que colocam o cliente no centro do desenvolvimento dos projetos e validam as hipóteses mais arriscadas e o valor gerado ao cliente de forma antecipada.
Dessa forma, como as empresas, as metodologias de inovação tiveram que se adaptar às instabilidades e incertezas cada vez mais constantes.
As metodologias tradicionais estavam mais relacionadas ao desenvolvimento de novos produtos, serviços e tecnologias. Por outro lado, as metodologias mais recentes adotam os princípios de design thinking, isto é, trazer a forma de pensar do design no processo de desenvolvimento de soluções para o cliente ou usuário a partir de um problema/dor/necessidade ou oportunidade real.
Assim, o design thinking e seus princípios fundamentais: a empatia, a colaboração e a experimentação
- Empatia consiste em perceber um problema pela ótica de quem o vivencia, ou seja, colocar-se “no lugar do cliente” e vivenciar suas dores, desafios e necessidades.
- A colaboração auxilia a equipe a ter uma visão mais holística sobre o problema, de forma que a diversidade do time contribui com geração de ideias e oportunidades para resolver o problema.
- Por fim, a experimentação, que permite testar a solução com usuários reais e proporcionando fonte de melhorias e aprendizado para o desenvolvimento da solução final.
Gestão de times de projetos do Design Estratégico
De fato, todo esse processo somado à conjuntura das frequentes mudanças exige que o aprendizado seja gradual e antecipado, possibilitando ajustes durante a construção da solução.
Por isso, a adoção de metodologias ágeis é uma alternativa mais usual que os modelos de gestão tradicionais.
Dessa maneira, o método ágil prevê ciclos curtos de planejamento, execução e revisão. No início de cada ciclo, a equipe planeja e refina as atividades.
Portanto, é feita uma revisão das atividades e avaliação de possíveis melhorias para o próximo ciclo.
Leia mais:
Design Thinking e o reaprender a dialogar.
Caminhos para disseminar a inovação por toda a organização
Design Estratégico: construindo uma nova proposta de valor centrada no usuário.