É indiscutível a importância da tecnologia dentro das empresas na otimização de seus processos, sendo uma aliada fundamental para promover a transformação digital em seus processos. Para além de mudar a maneira com que se comunica e se relaciona com os clientes e demais stakeholders, a transformação digital é, sobretudo, sobre revolucionar a maneira como a empresa opera, se organiza e produz. Enquanto a tecnologia é o meio para a entrega de uma nova proposta de valor do negócio, o design é a alavanca para a identificação dessa proposta. Para que um negócio se mantenha relevante no mercado, é necessário que se adapte ao atual cenário acelerado de mudanças e ofereça novas propostas de valores competitivas. E para isso, nada melhor do que um processo de Design Estratégico.
Dentre os sinais de mudanças que desafiam as empresas a se adaptarem a nova economia, podemos elencar as principais:
- Aumento da diversidade e novos padrões de comportamento;
- Maior similaridade de ofertas e múltiplas opções aos consumidores e colaboradores;
- Maior direcionamento de consumo a partir de propósito, desafiando o posicionamento de marcas e produtos;
- Aumento exponencial do acesso a informações, levando a uma maior exigência do consumidor e colaborador
- Modelos de relacionamento mais fluidos e contínuos entre marcas, consumidores e colaboradores, viabilizados pelo digital;
“Até 2020, a experiência do cliente superará o preço e o produto como o diferenciador-chave da marca. 86% dos compradores pagarão mais para terem uma melhor experiência.”
CEI Survey
“67% da jornada do comprador agora é feita digitalmente. Isso significa que sua estratégia digital é mais importante do que nunca.”
SiriusDecisions
Como podemos perceber pelos insights expostos, uma questão central que perpassa por todas essas transformações está a centralidade e experiência do usuário, potencializado pelo ambiente digital, como um fator-chave para o direcionamento estratégico das empresas. Independentemente do que o seu negócio produz e/ou oferece, ele será avaliado, reconhecido e comunicado através de plataformas digitais. Portanto é de suma importância que a companhia desenvolva estratégias para ampliar a percepção de valor de seus produtos e serviços e um bom relacionamento com os seus stakeholders através de experiências digitais.
Mas antes de promover a transformação digital na companhia, é preciso identificar a proposta de valor do negócio frente aos cenários de mudança, para então direcionar os esforços tecnológicos e inovativos de maneira mais assertiva. Para endereçar desafios da companhia – tais como esses descritos – de forma criativa e atenta às reais demandas dos clientes, consumidores, colaboradores e demais stakeholders do negócio, a Inventta aplica o Design Estratégico como abordagem para geração de oportunidades e garantia de fit da organização com o contexto atual e as tendências de futuro.
Centrado no ser humano, o Design Estratégico permite um diagnóstico profundo sobre a jornada do usuário em suas mais diversas atuações na cadeia de valor, identificando as principais dores, necessidades e oportunidades que serão endereçadas para criação de soluções robustas para problemas complexos com agilidade e orientadas a resultados concretos para o negócio, viabilizando à organização competir por valor, indo além do olhar apenas de custo.
Como resultado, o Design Estratégico pode gerar para a sua companhia:
- Novos produtos, serviços e modelos de negócio;
- Novos modelos de relacionamento;
- Aumento da experiência do cliente e colaborador;
- Posicionamentos mais aderentes ao mercado.
Para entender melhor nossas abordagens, metodologias e cases de sucesso de Design Estratégico, acesse nossa página especial aqui.
[avatar user=”fernando” size=”thumbnail” link=”file”]Fernando Contarim foi Analista de Comunicação na Inventta.[/avatar]
Uma resposta