#design estratégico
Trazendo o cliente para o centro da experiência: o Grupo Boticário redesenhou seu processo de Gestão de Portfólio de Inovação para melhor atender alguns grupos historicamente negligenciados no ramo dos cosméticos.
Desafio
O Grupo Boticário, uma das maiores companhias de beleza no mundo e nosso parceiro de longa data, nos apresentou a seguinte missão: pessoas com deficiência, com corpos diversos, comunidades LGBTQIAP+, idosos e pessoas de pele não-branca costumam ter dificuldade em uma ou várias etapas de suas jornadas de compra, quando se trata de cosméticos e produtos de beleza. “Queremos resolver essa questão!”
Como nós abordamos?
- Definimos uma metodologia: o Design to Value.
- Estruturamos uma estratégia de pesquisa, ou seja, definimos todas as hipóteses que seriam validadas em campo.
- Imergimos na realidade do consumidor: fomos a campo entender dores, necessidades, atributos de valor, etapas da jornada de compra, etc.
- Mapeamos as principais tendências do mercado dentro do tema, através de Desk Research.
- Por fim, definimos 12 novos Atributos de Valor para a avaliação dos produtos Boticário.
8novos critérios ligados ao produto |
4novos critérios para além do produto |
147entrevistas
|
7grupos atendidos a nível de especificidades |
3grandes capitais analisadas, em campo |
27territórios de oportunidades construídos |
Qual o impacto gerado?
Ao fim do processo, Inventta e Grupo Boticário deram mais um passo em direção a um dos valores mais importantes do atual mercado de consumo: o cliente no centro. Uma nova estrutura foi criada para que cada produto das prateleiras GB passasse pelo crivo e pelo olhar atento do seu próprio público. Desde detalhes da composição até uma comunicação mais representativa foram colocados a prova e passaram a fazer parte do olhar da marca para o futuro.